Aeroporto de Navegantes registra recorde na movimentação de passageiros

O Aeroporto Internacional de Navegantes Ministro Victor Konder, registrou no primeiro semestre deste ano mais um recorde histórico na movimentação de passageiros. 


De acordo com a administração do terminal, 932 mil pessoas  embarcaram e desembarcaram no aeroporto, um crescimento de 33,5% comparado a 2017. Até o final do ano, a expectativa é que passe 1,8 milhão de passageiros no local, 200 mil a mais do que no ano passado.

Mas apesar da grande procura, a burocracia atrasa o início da ampliação do espaço, aguardada há anos. O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, afirma que o governo federal não tem recursos para as desapropriações necessárias para dar andamento a obra.

O projeto
O projeto da Infraero de reforma e ampliação existe desde 2009, e compreendendo também um novo terminal de passageiros. À época, porém, houve um grande salto no número de passageiros e o plano foi suspenso por estar obsoleto antes mesmo da execução. 

Revisto em 2010 e 2011, a obra foi novamente reavaliada pensando na nova demanda. Se espera que o terminal de passageiros seja ampliado em até 62%, um novo terminal de cargas seja construído, assim como também seja erguido um hotel com 100 apartamentos e um edifício garagem com aproximadamente 1000 vagas. 

De acordo com a Infraero, é estimado em R$ 233 milhões os investimentos que serão feitos no aeroporto. Parte vem do governo federal e outra parte da iniciativa privada. Ainda é preciso indenizar 30% do total do terreno, além de resolver pendência de desapropriações.