Simulado treina órgãos de segurança em Balneário Camboriú

Aconteceu na tarde desta terça-feira (31), o simulado de inundação e deslizamento do Grupo de Respostas a Ações Coordenadas (GRAC) de Balneário Camboriú. Ocorreram simulações de deslizamento na Avenida dos Tucanos, no Bairro Ariribá, Rua Hermógenes de Assis Feijó, no Bairro da Barra, Rua José Cesário Pereira, no Bairro do Nova Esperança, queda de muro na Praia dos Amores, acidente no Bairro das Nações e uma ocorrência vítima de arma de fogo, fizeram parte do treinamento.


A intenção de acordo com o diretor da Defesa Civil, Fabrício Melo é testar o tempo de resposta das instituições do GRAC, caso acha algum fenômeno climático. “Lançamos o alerta para os incidentes durante a tarde, para que todos os participantes se dirigissem aos seus locais, levando em conta trânsito e estratégia de transporte”, disse ele. O simulado foi dividido entre Sala de Crise que foi no Corpo de Bombeiros, Centro de Comando montado na Avenida dos Tucanos e Complexo Multieventos Vereador Sérgio Lorenzato, na Rua Libéria.


Defesas Civis das cidades de Barra Velha, Corupá e Itajaí, acompanharam como observadores do Simulado, juntamente com o coordenador regional da Defesa Civil, Eliezer Cardoso. “Balneário Camboriú tem mostrado um bom desempenho e se tornado exemplo para outras instituições da região, fazendo trabalho preventivos. É importante também ver nesses eventos como os órgãos trabalham em conjunto”, explicou Eliezer.

Nos locais dos acidentes, atores simularam serem vítimas dos desastres. Paulo Henrique Gonçalves de 21 anos foi um dos que atuou. “Foi bem interessante ser um dos convidados para participar, é uma experiência legal para aprender sobre crises”, disse ele.

Ao final foram levados 16 moradores para o abrigo fictício no Bairro das Nações. Sivanir Rosa de Lima tem 17 anos e foi uma das que aceitou o convite para ir até o local. A mesma passou por situações de enchente quando morava na cidade de São Paulo. “Eu fiquei um pouco com medo no começo, mas depois eu vi que era uma simulação. Essa integração das forças de segurança é muito boa para os moradores de Balneário Camboriú”, explicou a jovem.

No abrigo do Bairro das Nações os mesmos receberam dicas de prevenção em casos de acidentes. Esse foi o segundo simulado de campo da defesa civil.

Integram o GRAC a Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança, Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, Secretaria de Administração, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, FUMTRAN, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, SAMU, IML, IFC e Bombeiros Voluntários.