Desfile Cívico reúne moradores no centro de Camboriú

Moradores de Camboriú acompanharam na manhã desta sexta-feira, dia 7, o Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. O prefeito Elcio Rogério Kuhnen iniciou o ato, acompanhado do secretariado e de vereadores municipais. Em seguida, cerca de 60 pelotões marcharam pela Rua Coronel Benjamin Vieira, no centro da cidade. A Orquestra Filarmônica do município ficou responsável pela apresentação do hino nacional.


Todas as escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs), assim como o CEMJA e unidades de ensino estaduais, participaram do desfile. Os alunos levaram para o evento temas como a agricultura, alfabeto, circo, diferenças físicas e sociais, esportes, folclore, migração para o Brasil, música, profissões e projetos sustentáveis. A literatura também foi citada por meio de trabalhos pedagógicos inspirados em obras de Angela Lago, Antoine de Saint-Exupéry, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Stephen Michael King e Ziraldo.

“Acho que além do significado cívico, o desfile carrega uma lado social. Ele mostra para a comunidade, a partir da participação de tantas entidades, o quão grande a cidade se tornou nos últimos anos. Isso estimula a autoestima do povo daqui”, declarou o prefeito Elcio.

Um dos pontos altos do desfile foi a fanfarra dos veteranos. Cerca de 50 ex-integrantes, que tocaram entre os anos de 1970 e 2000, se apresentaram para a comunidade enquanto os pelotões marchavam. O grupo foi coordenado pelo maestro Wilson Santos, o Wilsinho; repetiu a tradição da alvorada – a partir das 5 horas, em frente à Igreja Matriz; e ainda homenageou Adilson Schneider, o Dito, que participou da iniciativa por 25 anos e faleceu em 2016.

Gisele Aline Pinheiro, de 26 anos, participou de várias edições do Desfile Cívico quando era criança. A jovem, que atualmente mora no bairro Areias, participava do ato por vontade própria e gostava da expectativa dos dias que antecediam a marcha. “O desfile deste ano foi muito bom. Os participantes e a comunidade estavam entusiasmados. Retomar essa tradição foi uma ótima escolha”, analisa.

Participaram do desfile também as secretarias e fundações municipais; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; APAE; AMA; misses mirins; Grupo Kaiorra; Associação Kadiz; Camboriú Futebol Clube; G148; grupos de escoteiros; igrejas do município; Banda Musicor; Acejac; Acaj; Abut Monte Alegre; ACEF; Academia Diamond Jiu Jitsu; Associação Torá; Associação de Voleibol; além de grupos de paintball; jipeiros; trilheiros; e cavaleiros do 1° Acampamento Farroupilha.