Gelson Merísio diz que vai priorizar obras de contensão de cheias

Direcionar investimentos do Governo do Estado para obras de contenção das cheias na região e trabalhar energicamente em Brasília para “arrancar” do Governo Federal a duplicação da BR-470, atualmente uma das principais obras de integração econômica de Santa Catarina ao lado da BR-282 e da BR-280.


Estes foram os principais compromissos firmados pelo candidato a governador Gelson Merisio (PSD) em sua passagem pelo Alto Vale do Itajaí na sexta-feira (21). Acompanhado pelo candidato a vice João Paulo Kleinübing (DEM) e pelos postulantes ao Senado Esperidião Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD), Merisio cumpriu agenda em Rio do Sul, Apiúna, Lontras, Ibirama e Presidente Getúlio. Em todos os encontros, o candidato da coligação “Aqui é Trabalho” externou sua preocupação com a busca de uma solução definitiva para o problema das cheias que atingem o Vale do Itajaí periodicamente.

Em reunião na Associação Comercial de Rio do Sul, Merísio ouviu do prefeito José Thomé (PSDB) que, além da imensurável perda de vidas humanas, os prejuízos financeiros aos empresários do Alto Vale somam cerca de R$ 600 milhões nos últimos anos. Merisio lembrou que Rio do Sul já foi a 5ª economia catarinense e hoje figura na 20ª posição. Além de salvar vidas e preservar o patrimônio construído em décadas por famílias, as obras de contenção das cheias garantirão a segurança necessária para que empresários apostem e invistam na região sem o receio de verem seu patrimônio literalmente ir água abaixo durante o período de chuva forte.

Agir de forma enérgica na execução de projetos de contenção das cheias, como a conclusão do canal extravasor de Salto Pilão e na construção de barragens será ação de governo prioritária para a região, destacou o candidato. Assim como as obras de prevenção às enchentes, outra reivindicação recorrente nas visitas às cidades do Alto Vale foi a conclusão da BR-470, obra que o candidato considera atualmente uma das mais importantes a ser executada em Santa Catarina, ao lado das BR-282 e da BR-280.

“A duplicação da 470 não é uma obra do Alto Vale nem do Litoral, é uma obra de todo o Estado. Do Oeste ao Sul, passando pelo Norte, todos dependem dessa artéria que está entupida e nós temos que transformar a obra em uma das grandes prioridades de Santa Catarina. O mesmo vale para as obras na BR-280 e a BR-282, que também são fundamentais para o desenvolvimento do Estado. É isso que faremos como governador, com o apoio dos senadores Esperidião Amin e Raimundo Colombo, para que possamos fazer dessa obra uma realidade”, destacou Merisio.