Programa Abraço à Vida e Guarda Municipal evitam suicídio em Balneário Camboriú

Na tarde de sábado, dia 29, a equipe do Abraço à Vida - Programa de Apoio à Vida, da Prefeitura de Balneário Camboriú, com apoio da Guarda Municipal, conseguiu evitar o suicídio de um jovem de 24 anos. O homem, que é comerciante, postou em uma rede social uma mensagem de despedida. Uma das clientes, que é estagiária na Secretaria de Inclusão Social, viu a postagem e foi até o local. 


Ela começou a conversar com ele e orientou que entrasse em contato com o Abraço à Vida. “Ele estava relutante, mas consegui que ele entrasse em contato com o Abraço para conversar com os profissionais do programa. Um pouco antes de ele fazer a postagem eu tinha ido ao estabelecimento e tinha achado ele estranho”, contou a estudante de pedagogia, Vitória Christina Ferreira.

Neste meio tempo, foram acionados a Guarda Municipal, por meio do Grupo de Resposta Rápida (GRR), a Polícia Militar e o SAMU, juntamente com a equipe do Abraço, que foram ao local. “Neste momento eu subi rapidamente no prédio onde eu estava, que é em cima do estabelecimento, e quando retornei ele estava tentando se suicidar. Voltei a conversar com ele, até que a GM chegou e iniciou o atendimento e em seguida a profissional do Abraço também chegou”, relatou Vitória.

A Guarda Municipal e a pedagoga do Abraço, que conversou com ele pelo celular, iniciaram mais uma etapa para evitar o suicídio. “Pedi pra ele cinco minutos para conversamos, ele aceitou me ouvir. Contou que queria acabar com a dor que estava sentindo. Conversamos bastante, até que ele desistiu e me abraçou”, contou a pedagoga do Abraço, Ivanir Maciel.

O paciente, que tem histórico de depressão, foi internado no Hospital Municipal Ruth Cardoso. Ele foi atendido pela secretária de Inclusão Social, que é psicóloga, Christina Barichello, que também atua na equipe do Abraço à Vida. A família dele, que é do Rio Grande do Sul, foi acionada e está vindo para a cidade. O paciente continua sendo atendido pelo Abraço.

ABRAÇO À VIDA

O Abraço à Vida é um programa permanente, com objetivo de ajudar quem estiver passando por algum problema sentimental, psicológico ou depressão. O programa adota estratégias de valorização à vida, onde todos os profissionais e entidades parceiros irão contribuir na superação e enfrentamento dessa condição. A campanha foi elaborada com auxílio de psicólogos, psiquiatras, Centro de Valorização à Vida (CVV) e também com auxílio dos personagens reais que relatavam suas histórias e preocupações.

O Abraço à Vida funciona 24h pelo telefone (47) 99982-2322, para ligações e whattsapp. No material de divulgação, um QR code direciona diretamente para o contato. O atendimento presencial é em dois polos - Espaço Família, na Rua Itália, 1059, Bairro das Nações, que atende das 13h às 19h e no Programa de Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), situado na Rua Bom Retiro, 1251, Bairro dos Municípios, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Grupos de apoio focais, com profissionais especializados para reuniões semanais também estão disponíveis.