Segundo Ibope, Bolsonaro perde para Haddad, Ciro e Alckmin no 2º turno

Pesquisa do Instituto Ibope divulgada na noite desta segunda-feira, dia 24, aponta quatro cenários para o segundo turno da disputa para a presidência da República. Foram testados os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL), Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede).


Nesse novo levantamento o candidato do PSL vence apenas de Marina, mas perde para Haddad, Ciro e Alckmin. Quando o adversário é Haddad, Bolsonaro é derrotado por 43% a 37%, com 15% de brancos e nulos e 4% de indecisos.

Em um cenário com Ciro Gomes, Bolsonaro é derrotado por 46% a 35%, com 15% de brancos e nulos e 4% de indecisos. Contra Alckmin, a capitão reformado do exército é derrotado por 41% a 36%, com 20% de brancos e nulos e 4% de indecisos. Jair Bolsonaro e Marina Silva empatam, com 39% para cada. Brancos e nulos somam 19% e indecisos, 4%. 


Esses cenários desfavoráveis a Jair Bolsonaro no segundo turno, podem ser explicados pelo alto índice de rejeição dele entre os eleitores que só vem crescendo. O deputado é rejeitado por 46% do eleitorado, número que era de 42% na semana passada.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 178 municípios, entre os dias 22 e 23 de setembro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-06630/2018.