Escritor lança livro em homenagem ao artista Mauro Caelum

O escritor Nilson Weber lança, nesta terça-feira (23), o livro de poemas "Fazenda Paraíso", editado pela Ipêamarelo. O livro é uma homenagem póstuma ao artista plástico e poeta Mauro Caelum e tem prefácio do filho do artista, Mauro Filho. A obra realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural da Prefeitura de Itajaí, com renúncia fiscal da APM Terminals.


O livro reúne 85 poemas, divididos em três partes: “A Fazenda”, “Os Trabalhos” e a “A Floresta”. O coquetel de lançamento será realizado na Biblioteca Pública Municipal e Escolar Silveira Jr, às 20 horas, na rua Heitor Liberato, no bairro Vila Operária.

Para Nilson a chegada do 11ª livro vem como uma homenagem ao artista Mauro Caelum, mas fala muito sobre sua vivência no bairro Ressacada, a amizade e o observar a vida. “Esse livro nasce do ‘Sonhar Pode’, e sonhar é antecipar a realidade, é a arte do impossível, é uma realidade emprestada”, explica o autor.

O livro teve projeto gráfico e diagramação da Editora Ipêmarelo, que também se inspirou na obra de Mauro Caelum. “Nos propusemos a transformar cada página num muro em que os versos do poeta pudessem imitar a frase icônica do artista homenageado e assim perpetuar essa intenção de gritar ao mundo o valor da liberdade e a possibilidade/necessidade do sonho e da arte”, explicou o sócio da editora da Ipê, Anderson Bernardes.

No prefácio, Mauro Filho usa versos para homenagear o pai: “Sigo te colocando no mais alto lugar, tentando te alcançar vivendo esse sonho de ser um pouco tu. Sonhar pode. Sonhar, querido poeta: deve”.

O autor

Nilson nasceu em Rio do Sul e veio para Itajaí aos seis anos de idade. Escreve poemas desde a adolescência e publicou o seu livro de estreia, “Filhos do Universo”, aos quarenta anos. Entre os livros publicados estão “Para Além do Arco-íris”, para o público infantil, “Etílicas”, com ilustrações de Paulo Byron, e “Pindorama – O País das Palmas”, aprovado pela Lei Rouanet.