Itajaí sedia Campeonato Estadual de Handebol Adaptado para a Terceira Idade

Itajaí, a “cidade do handebol” vai virar um espaço democrático do esporte nesta sexta-feira, dia 23. 

Equipes de Handebol Adaptado participam no Ginásio Gabriel Collares, em Itajaí, do Campeonato Estadual da Terceira Idade. A competição é dividida em três categorias: Master, (50 a 59 anos); Sênior (60 a 69 anos), e Bisa (acima de 70 anos). O evento começa às 8h e se estende durante todo o dia. O campeonato tem patrocínio da Allog – empresa especializada em logística internacional.


Ernesto Paese Júnior, um dos organizadores do campeonato, explica que para assegurar a integridade física dos atletas, a competição segue regras específicas como, por exemplo, menor tempo de jogo. A duração de uma partida oficial de handebol para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 17 anos é de dois períodos de 30 minutos cada.

O handebol é um dos esportes mais tradicionais de Itajaí. A cidade já lançou grandes atletas em nível nacional tanto na categoria feminino como no masculino. No Adaptado para a Terceira Idade, a cidade foi campeã estadual em 2016. Segundo os organizadores, diferentemente de um torneio o festival premia todos os participantes com medalhas.