Música clássica nas creches da rede pública de Itajaí começa no bairro Cidade Nova

Na manhã de quarta-feira (07), inicia um projeto que pretende levar música clássica para oito creches da rede pública de Itajaí (SC). A ideia é aproximar o público da música clássica/erudita, além de estimular características como sensibilidade,  percepção, observação  e  criatividade. A ação vai atender crianças, com idades entre três e seis anos, além de professores e funcionários dos Centros de Educação Infantil (CEIs) do bairro Cidade Nova.


O projeto é uma iniciativa dos músicos  Saimon  Simas (violino), Daniel Odelli (violoncelo) e Rodrigo Pinheiro (piano) e tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura. O grupo espera beneficiar até 1.600 crianças durante as oito apresentações, que acontecerão nos dias 07, 08, 13 e 14 de novembro deste ano. 

Neste primeiro dia de apresentação, o CEI Omar Luis Macagnan, recebe o projeto às 8h30. Logo depois, às 10h, será a vez do CEI João Sandri. O segundo dia de apresentação será na próxima quinta-feira (08) e atenderá o CEI Dayana Maria de Souza , às 8h30, o CEI Professora Mauricélia, às 13h30 e o CEI Eduardo Canziani, às 15h30.

As apresentações terão duração de 40 minutos. Na ocasião serão apresentadas músicas conhecidas, por temas de filmes ou desenhos, além de canções brasileiras. O evento também terá um bate-papo com o público presente. De forma didática, a plateia também receberá informações sobre  os instrumentos, desde  fatos  históricos até curiosidades sobre a  fabricação do equipamento. 

O  bairro  Cidade  Nova  foi escolhido por ser uma das áreas mais  populosas  do município,  com  cerca de  20 mil  habitantes.  Além disso, a região também possui  o  maior  número  de  Centros  de  Educação  Infantil  da  Rede  Municipal  de  Ensino  de  Itajaí.