O exemplo começa em casa.

Com o objetivo de ampliar a responsabilidade com o meio ambiente, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú está adotando o uso de canecas sustentáveis.

Produzidas em material térmico e de alta durabilidade, o item foi apresentado aos vereadores na noite desta terça-feira, 06/11, durante a sessão ordinária.

As canecas fazem partes de um conjuntos de medidas sustentáveis que estão sendo implementadas no legislativo, dentre os quais, destacam-se:
▪Instalação do novo sistema, com a redução em 90% no uso de papéis, insumos de impressão e manutenção; (já realizada) 
▪Instalação de painéis fotovoltáicos, com objetivo de redução de até 80% no uso de energia elétrica; (em fase de licitação)
▪Sistema de reaproveitamento da água das chuvas; (em estudo)
▪Adoção do diário digital, com economia de mais de R$40 mil/ano;



Esses copos são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Produtos fabricados a partir desse material não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pelos micro-organismos presentes na natureza, o que faz com que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que mais de oito milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos todo ano.

Segundo o Departamento de Comunicação Social e TV, nos próximos dias, todos os servidores receberão as canecas sustentáveis, juntamente com um mini ebook (livro digital), contendo procedimentos sustentáveis, sendo ainda, lançada uma campanha interna de conscientização ambiental, visando sobretudo, a economia com energia elétrica e descarte responsável de resíduos.