PREFEITURA BC

Balneário Camboriú reduz focos do mosquito da dengue

 Em 2018 houve redução no número de focos positivos do Aedes aegypti, em Balneário Camboriú. O número caiu de 1744 (2017) para 1200 (2018). Durante todo o ano, o Programa de Combate ao Aedes aegypti realizou 97.582 visitas em imóveis realizando ações de tratamento, bloqueio vetorial, verificação de armadilhas e visitas em pontos estratégicos.

Foto: Prefeitura BC 
 “Diminuímos os focos positivos, mas não podemos descuidar porque ainda é um número alto. Durante todo o ano fizemos um trabalho bastante efetivo com a comunidade, o que já deu algum resultado, mas não podemos baixar a guarda. Estamos no verão, época em que os mosquitos se proliferam mais. Por isso, a população deve redobrar os cuidados com a água parada”, alertou o diretor do programa, Rafael Neis da Silva.
Drone é o novo aliado na fiscalização
Há pouco mais de dois meses, Balneário Camboriú utiliza um drone para fiscalizar locais de difícil acesso no combate ao Aedes aegypti. Já foram mais de 11 horas de voo, cerca de 960 imóveis inspecionados e 34 problemas detectados. Dentre eles, estão calhas e lajes com água acumulada e piscinas sem tratamento.
Caso o morador queira registrar alguma denúncia de criadouros do mosquito Aedes aegypti, o contato é 0800 644 3388 ou pelo telefone 3267-7024. Para mais informações sobre o projeto e agendamento de visitas, o telefone é 3261-6264.

Cuidados
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.
Dicas para prevenir:
Evite o acúmulo de água
Coloque tela nas janelas
Coloque areia nos vasos de plantas
Seja consciente com seu lixo
Coloque desinfetante nos ralos
Limpe as calhas
Mantenha Piscinas e aquários limpos
Use repelente