PREFEITURA de bc

PELO MENOS 13 CIDADES REGISTRARAM ESTRAGOS


As chuvas registradas em Santa Catarina nas últimas 72 horas causaram estragos em 13 municípios catarinenses. As principais ocorrências foram deslizamentos, alagamentos, inundações e quedas de árvores. A Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio das coordenadorias regionais, acompanha a situação nos municípios.


A chuva já superou 300 mm em alguns municípios de Santa Catarina. Esses volumes representam mais do que se espera para o mês de fevereiro inteiro em algumas regiões. Equipes da Defesa Civil seguem em alerta, porque há risco de deslizamentos de terra, especialmente no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Médio/Baixo Vale do Itajaí.

Conforme o relatório mais recente da Defesa Civil, os municípios mais afetados foram Guaramirim, Joinville, Garuva, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Penha, Araquari, Barra Velha, Grão Pará, Armazém, Florianópolis e São José.  A previsão da Epagri/Ciram indica a continuidade das chuvas, principalmente nesta segunda-feira, 18. O tempo deve melhorar a partir do final da tarde.

O gerente de Alerta da Defesa Civil Estadual, Frederico de Moraes Rudorff, informa que as pessoas que moram em áreas de risco devem ficar atentas a qualquer movimentação de terra e evitar transitar em áreas alagadas. Em casos de ocorrências, devem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193. Ele também recomenda que a população acompanhe os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1h até 3 h de antecedência) na página da Epagri/Ciram, Defesa Civil e redes sociais.

Receba alertas via SMS. Envie seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.

Volume das chuvas em alguns municípios: