PREFEITURA de bc

Confirmados casos de dengue


Dois moradores de Camboriú, do bairro Tabuleiro, foram confirmados com dengue nesta segunda-feira (18). A Vigilância Sanitária do município adotou ações emergenciais nos arredores da Rua Tajuba fiscalizando as casas, orientando as famílias e aplicando veneno. Segundo a chefe da Vigilância em Camboriú, Josiane Farias, outras pessoas com sintomas procuraram unidades de saúde da região nos últimos dias, mas ainda não foram confirmados novos casos.



 “Estamos investigando se essas duas pessoas foram infectadas em Balneário ou em Camboriú porque coincidentemente trabalham em um mesmo hotel. Estamos tomando todas as medidas necessárias, mas precisamos da ajuda da população que precisa cuidar com a água parada, com o lixo nas suas casas”, explicou Josiane.
Outras ações como visita casa a casa, panfletagem e distribuição de repelente começaram a ser realizadas. A orientação é para que cada morador tome medidas de prevenção para evitar focos do mosquito e transmissão da doença. “Precisamos da ajuda dos moradores. Vamos dar início a uma campanha para combater o transmissor. Cada um deve fazer sua parte”, declara a secretária de Saúde Elisama de Freitas. “Ao perceber os primeiros sintomas da doença procure imediatamente a Unidade de Saúde”, conclui.

Várias ações já foram realizadas para combater o mosquito. Em janeiro deste ano a Vigilância Sanitária juntamente com a Polícia Militar e Fundação do Meio Ambiente interditaram o pátio de veículos, localizado no Taboleiro, que não possuía alvará sanitário, certificado de controle de pragas e apresentava focos do mosquito Aedes Aegypti. Além disso, fiscalização em vários estabelecimentos comerciais foram realizadas.

Os cuidados e precauções:

- Ficar atento aos sintomas da dengue – ao surgir procure imediatamente uma Unidade de       Saúde
 - Não deixar água parada em vasos, pneus e outros
 - Não deixar lixo acumulado
 -Usar repelente
  
Sintomas da dengue:

- Manchas vermelhas pelo corpo – ao aparecer esse sintoma já procure uma Unidade de Saúde
 - Febre
 - Dor de cabeça
 - Dor muscular
 - Fadiga (cansaço)

Fonte Prefeitura de Camboriú